
Pateira de Frossos vai ter novo centro de interpretação ambiental
O Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver um projeto de valorização turística da Pateira de Frossos que inclui, entre outras ações, a instalação de postos de observação de aves e a criação de um Centro de Interpretação Ambiental.
Esta intervenção na Pateira de Frossos, paisagem única na região e recurso natural que serve de lar a uma grande diversidade de espécies, resulta de dois projetos:
O primeiro, implementado no âmbito do Orçamento Participativo, inclui a marcação de trilhos pedestres e cicláveis, o levantamento científico da fauna e flora presentes, a colocação de painéis informativos, a dinamização de atividades de interpretação da natureza e a instalação de um observatório de aves devidamente equipado. O conjunto das ações propostas representa um investimento de 29 mil e quinhentos euros e, garante a autarquia, terá “claros impactos no bem-estar das populações residentes e visitantes, no seu sentimento de identidade e pertença local, e na sua educação ambiental”.
Já o segundo projeto, mais virado para a dinamização de um turismo sustentável, passa pela construção de outro posto de observação de aves, pela requalificação da antiga Casa do Professor para a instalação de um Centro de Interpretação Ambiental, e pela construção de um charco para a vida selvagem, permitindo a criação e preservação da fauna e flora locais. O investimento associado a este projeto é na ordem dos 195 mil euros.
Com a concretização destas iniciativas e a instalação destes equipamentos, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está confiante que a Pateira de Frossos vá atrair ainda mais visitantes que poderão passear pelos trilhos pedestres, realizar atividades de lazer ao ar livre como o birdwatching ou praticar desportos associados à natureza como o BTT ou a canoagem.