Em vésperas de Eleições Autárquicas, nada como aproveitar as propostas culturais que vão sendo lançadas em vários pontos da região para refletir.
Em Aveiro, as atenções viram-se para o festival Prisma, que esta sexta e sábado também se estende para fora de portas. Aqui ficam apenas algumas sugestões: a instalação de grandes dimensões “Flux” vai estar patente na Praça Marquês de Pombal; na área exterior do Rossio, será exibida uma obra do coletivo francês Studio DAAO, que vem apresentar uma instalação composta por cinco peças insufláveis gigantes; e, no Parque da Baixa de Santo António, serão apresentadas três obras na forma de esferas de grandes dimensões e com uma vertente cósmica no seu conceito. Mas há mais (muito mais) para ver, incluindo videomapping.
Por Albergaria-a-Velha, o Cineteatro Alba recebe, no sábado, às 21h30, a artista Jéssica Pina, no âmbito do ciclo “Tons Inteiros”, um programa dedicado ao jazz e à música improvisada.
Em Estarreja, também é o jazz quem mais ordena. Esta sexta-feira, o festival EstarreJazz conhece um dos momentos mais aguardados da edição deste ano, com o regresso da mítica Glenn Miller Orchestra, sob a direção de Ray McVay. O festival encerra no sábado, com um concerto que celebra a música brasileira “Sons do Brasil”. Gileno Santana, um dos mais reputados trompetistas da sua geração a nível mundial, junta-se à Orquestra das Beiras, dirigida por Fernando Marinho. Para ver no Cine-Teatro de Estarreja.
Em Oliveira do Bairro, este sábado o Quartel das Artes recebe Pedro Abrunhosa, mas o concerto já está esgotado.
Por Águeda, este sábado, pelas 21h30, é apresentado o espetáculo de teatro “Era uma vez uma linha de fronteira – Mochos no telhado”. Para ver no Centro de Artes.
Fica ainda essa sugestão: os UxuKalhus e a Banda Sinfónica de Ovar cruzam percursos e sobem ao palco do Centro de Arte de Ovar, este sábado, às 21h30, para um concerto único e memorável.