Os artistas, e o que trazem
Tânia Dinis apresentará as suas curtas experimentais e performances que jogam com a natureza fugaz da vida e a fragmentação das memórias, e também conduzirá um workshop sobre ressignificação dos arquivos fotográficos de 12 membros da comunidade Maior Idade. Este workshop incluirá a retroprojeção de imagens, convidando os participantes a recontextualizar e reinterpretar as suas memórias visuais.
Simone Brillarelli, ilustrador italiano, trará a sua mistura única de arte analógica e digital, combinando pintura e ilustração com técnicas de rotoscopia e animação digital. Durante o evento, Brillarelli liderará um workshop de rotoscopia e fará pintura ao vivo, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar e aprender as suas técnicas inovadoras em primeira mão.
Sam Brewster, criativo multidisciplinar, compartilhará sua visão da criatividade numa palestra que destaca algum do seu extenso trabalho em ilustração, design, cinema e diversos conteúdos publicados em vários meios. Além disso, durante o evento, Sam filmará uma curta inspirada na VIC // Aveiro Arts House e na sua história.
Christian Mono Lira percorrerá a cidade de Aveiro, capturando momentos e elementos arquitetónicos para criar uma vídeo-colagem intitulada “Documento Territorial”. Esta obra única será exibida no mupi digital na fachada do Teatro Aveirense, e promete oferecer uma perspetiva dinâmica e visualmente impactante da cidade, conectando a vida quotidiana e a arquitetura numa narrativa visual coesa.
Ania Vouloudi explora a intimidade do lar por meio da fotografia e poesia, capturando momentos e emoções em espaços quotidianos. No Creative Lab, ela conduzirá uma revisão pública do seu portfólio, compartilhando o seu processo criativo e as histórias por trás das suas obras. Além disso, Vouloudi experimentará com outros artistas, combinando o seu trabalho e técnicas para criar peças colaborativas que misturam diversos meios e estilos.
Gaile Griciute e Barbora Matonyte representarão o Sodas 2123, um centro de arte contemporânea na Lituânia. Sua participação no Creative Lab será fundamental, pois o seu trabalho em arte sonora e performance aprimorará a exploração artística durante o evento.
Griciute combinará pintura, instalação e arte sonora nas suas apresentações, criando experiências imersivas que envolverão os espectadores em atmosferas únicas e contemplativas.
Matonyte, por via da fotografia, capturará a essência de Aveiro, oferecendo uma visão íntima da vida quotidiana na cidade, destacando a sua beleza e singularidade com uma perspetiva artística altamente sensível.