O artista plástico José de Oliveira realiza a sua exposição anual na Galeria Municipal da Torreira, de 10 a 18 de agosto. A mostra será inaugurada oficialmente no dia 10 de agosto, pelas 21h30.
A exposição que reúne trabalhos de pintura do “Pintor da Ria”, inspirados, na sua maioria, pela beleza das paisagens lagunares, pelas gentes da borda de água e pelos usos e costumes da cultura marinhoa, pode ser apreciada, diariamente, das 14h30 às 19h00 e das 21H00 às 23H00. A entrada é livre.
José Manuel Marques de Oliveira, nascido na Murtosa, a 6 de junho de 1969, tem sido mencionado como "o mais famoso, prolífero e inovador pintor de painéis de barcos moliceiros da atualidade".
Desde muito cedo manifestou interesse e aptidão para o desenho e para a pintura. Iniciou a sua atividade profissional nos "Estaleiros Navais de S. Jacinto", em Aveiro, como traçador planificador especializado, tendo simultaneamente executado outros trabalhos de natureza artística naquela empresa.
Após ter frequentado cursos de pintura e desenho, passou a trabalhar profissionalmente nessa área, a partir de 1995, tendo efetuado exposições e dirigido diversos cursos de pintura, que ainda perduram.
Conta já com 54 exposições individuais e 42 coletivas. Está representado em várias coleções dispersas por Portugal e diversos países do mundo.
Desde 2019, leciona aulas de pintura, na Oficina de Artes da Murtosa, a alunos do 3º e 4º ano de escolaridade.
Em junho de 2022, foi homenageado pela Junta de Freguesia do Monte, como personalidade de mérito, dado o seu percurso de vida ligado às artes e à cultura, apresentando uma carreira artística com mais de 30 anos. Foi-lhe atribuída a distinção de “Catrazana de Mérito”.
Em janeiro de 2024, o “Rotary Club da Murtosa”, reconheceu-o publicamente, num jantar em sua homenagem. Foi-lhe entregue a placa de “Reconhecimento do Mérito Profissional”, por se tratar de “um cidadão que apresenta um percurso pessoal, profissional e artístico, baseado em princípios e valores humanistas e éticos, e que utiliza a sua profissão como oportunidade”.