AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar
Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Investigadores da UA criam sistema para bicicleta mais confortável e eficiente

Sociedade Ler mais tarde

 

Um grupo de investigadores e professores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) e do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um sistema de cubo de roda traseira de bicicleta que permite aumentar o desempenho do ciclista sem comprometer a segurança, proporcionando uma experiência de mudança de velocidade mais suave.

A invenção, da autoria de António Bastos, António Ramos e Francisco Vieira, incide no mecanismo interno do cubo, que permite alcançar o dobro dos pontos de engrenamento em comparação com os cubos tradicionais disponíveis no mercado. Este aumento na quantidade de pontos de engrenamento resulta numa resposta mais rápida e eficiente na mudança de velocidade sentida no pedal. O ciclista pode esperar um desempenho melhorado, especialmente em situações que exigem mudanças rápidas de velocidade e força.

O sistema projetado é compatível com qualquer tipo de bicicleta, independentemente da modalidade e do sistema energético (elétricas, assistidas ou manuais).

A nova tecnologia não só eleva o desempenho do ciclista, como também prioriza o conforto do utilizador. O sistema foi concebido para absorver as vibrações geradas durante o movimento em roda livre, minimizando o desconforto causado pelo ruido. Este aspeto é crucial para ciclistas que percorrem longas distâncias ou enfrentam terrenos desafiantes, garantindo que a experiência seja mais agradável e menos fatigante.

Os investigadores destacam que esta tecnologia, já protegida por patente, tem o potencial de causar um impacto significativo no mercado de ciclismo, oferecendo uma solução avançada que serve tanto ciclistas profissionais como entusiastas.

Agora que a inovação está patenteada, a equipa de investigação avançará com a produção do protótipo e, com apoio dos serviços dedicados à transferência de tecnologia na UA, UACOOPERA; prevê encetar contactos para verificar se haverá interesse do mercado.

Albergaria Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.