Murtosa dedica o fim de semana ao barco moliceiro e às conservas

 

 

 

O município da Murtosa e a COMUR-Museu Municipal associam-se, simultaneamente, às Jornadas Europeias do Património e ao Dia Mundial do Turismo que se celebram no próximo fim de semana, promovendo duas visitas guiadas que exaltam o património cultural e a identidade do território.

 

Assim, no sábado, dia 26 de setembro, terá lugar a iniciativa “Murtosa, pelos Cais da Identidade: Homem, Terra e Água” que terá como ponto de partida o Cais do Bico, pelas 14h00 e exaltará o cariz anfíbio do coração da ria e da pátria do moliceiro.

 

Partindo do cais do Bico, a visita guiada faz-se, de barco moliceiro, pelo canal da Murtosa da Ria até Cova do Chegado, evocando um tempo em que a laguna era a grande via aquática da região. Depois, por terra, de bicicleta, parte-se à descoberta de lugares e patrimónios identitários, Murtosa adentro.

 

A participação na visita guiada é gratuita mas limitada a 12 pessoas, em função das restrições na lotação do barco moliceiro, associadas à pandemia de COVID-19. É obrigatório o cumprimento das orientações da DGS, nomeadamente no que concerne ao uso de máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento social. Os interessados poder-se-ão inscrever através do e-mail: geral@terradeagua.com.

 

No domingo, dia 27 de setembro, pelas 15h00, a COMUR-Museu Municipal da Murtosa acolhe o evento “Das Fritadeiras à Fábrica: A História das Conservas de Enguias da Murtosa”, que dará a conhecer a história das conservas de enguias em molho de escabeche, marco de identidade da Murtosa, contada, na primeira pessoa, por quem trabalhou na fábrica, numa visita guiada especial a este espaço museológico referencial do concelho, que terá como guia a D. Maria Silva, antiga responsável de produção da fábrica.

 

A participação é gratuita mas limitada a 15 pessoas, em função das restrições na lotação do museu, associadas à pandemia de COVID-19. Os interessados poder-se-ão inscrever através do e-mail: museu.municipal.comur@cm-murtosa.pt

 

Partilhar

Post a Comment