
Trabalhos produzidos em residência artística expostos em Albergaria
Após a primeira edição da Grão – Residência Artística e de Investigação (projeto anual criado em 2019, tendo tido a sua primeira mostra de resultados na Antiga Capitania do Porto de Aveiro em janeiro deste ano), a Associação Quinta das Relvas, a entidade organizadora, adaptou a segunda edição aos tempos atípicos em que vivemos através da indicação de um ponto de partida – a expressão linguística “um grão na asa”, isto é, sentir-se ou estar levemente embriagado, fora do estado de normalidade.
“Um Grão na Asa” é assim uma residência artística em Artes Visuais para a qual foram selecionados sete jovens artistas atualmente a viver em Portugal e que encontraram na Quinta das Relvas (Branca, Albergaria-a-Velha) espaço para reflexão, partilha e criação artística. São estes Beatriz Chagas, Clara Leitão, Filipa Fernandes, Rafael Fráguas, Vitor Gonçalves e Carolina Drahomiro + Danilo Galvão, aos quais se juntam as coordenadoras do projeto Mariana Malheiro e Beatriz Manteigas, também artistas plásticas.
A iniciativa culmina numa exposição de resultados práticos, que tem inauguração marcada para esta sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, e de resultados teóricos através de uma publicação impressa e online (com lançamento previsto para Dezembro deste ano).
Contando desde a primeira edição com o apoio das faculdades de Belas-Artes das Universidades de Lisboa e Porto (bem como dos respetivos centros de investigação), esta edição da Grão conta ainda com o apoio da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.