
Cristina Branco apresenta “Eva” no palco do Teatro Aveirense
Cristina Branco anda, por estes dias, de malas às costas. Outubro é o mês de apresentação do seu mais recente trabalho “Eva”, com concertos em Loulé, Lisboa, Vila Real, Vila Nova de Famalicão e Aveiro. A artista passa, este sábado, pelo Teatro Aveirense (21h30), pronta para interpretar temas como “Delicadeza”, “Prova de Esforço”, “Mau Feitio” e “Quando eu quiser”, bem como outros mais antigos.
Em conversa com a Aveiro Mag, a cantora mostrou-se expectante com este regresso aos palcos, em especial para apresentar este novo disco. Lançado poucos dias antes de o país entrar em confinamento, “Eva” acabou por ficar com a sua apresentação ao vivo suspensa. “Estávamos na casa de partida. Em poucos dias, foram adiados cerca de 40 concertos”, conta.
Agora é o momento de recomeçar. “O que esta pandemia me trouxe foi uma grande certeza de que as pessoas, os palcos, me fazem muita falta”, testemunha. “O facto de não ver as pessoas foi muito inibidor, terrível. Acho que o processo criativo se interrompe no momento em que as pessoas deixam de fazer parte das nossas vidas”, prossegue, acrescentando: “eu preciso mesmo do público!”.
Cristina Branco apresenta neste novo trabalho o seu alter-ego Eva Houssman. “Ela nasceu há treze anos, fez parte de um diário meu, e criei-a com a intenção de criar algumas premissas para a minha vida pessoal, porque estava num momento de muito trabalho e tinha uma criança muito pequena. De repente, tornou-se muito complicado conciliar a vida pessoal com a profissional e eu precisei de algum tempo a sós para pensar o que era importante para mim”, desvenda.
Residência artística em Portugal e na Dinamarca
Cristina Branco contou com a coprodução dos seus músicos Bernardo Moreira (contrabaixo), Bernardo Couto (guitarra portuguesa) e Luís Figueiredo (piano), que a acompanharam nas duas residências artísticas de preparação deste novo trabalho. “Uma decorreu em Loulé e a outra aconteceu em Louisiana, na Dinamarca, onde a Eva nasceu, no Museu de Arte Moderna”, revela Cristina Branco, enaltecendo as vantagens de poder trabalhar em residência artística. “É importante quando nos deslocamos do nosso centro para nos focarmos em determinado trabalho”, frisa.
Para a artista que já foi considerada uma das mais importantes personalidades da música portuguesa dos últimos tempos, o concerto deste sábado, em Aveiro, vai ser um regresso a uma região que já conhece bem. Cristina Branco recorda com especial carinho a semana que passou em Aveiro a trabalhar com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
Nesta sua nova passagem pela região, promete apresentar ao público a sua própria história de vida “e na qual a Eva está implícita”. Serão apresentados os temas deste novo disco mas também algumas canções de outros álbuns. Os bilhetes para o concerto já estão à venda (8 euros) na bilheteira do TA e na Ticketline.