
Abertas as candidaturas para a atribuição de bicicletas do UAUBike
Os membros da comunidade académica vão poder candidatar-se à atribuição de bicicletas, elétricas ou mecânicas, para uso no transporte para a Universidade de Aveiro (UA). O objetivo é transferir o modo de transporte individual motorizado para o modo ciclável, reduzindo o consumo de energia e as emissões poluentes. A fase de candidaturas no âmbito do concurso associado a este projeto, designado UAUBike, decorre de 12 a 23 de outubro.
A UA adquiriu 239 bicicletas (97 elétricas e 142 convencionais), no âmbito do projeto U-Bike Portugal, para que os membros da sua comunidade académica, oriundos de qualquer um dos três campus (Santiago, ESTGA e ESAN), possam utilizar essas bicicletas como meio de transporte primário.
Os objetivos deste projeto são a alteração da repartição modal nas deslocações urbanas, designadamente a transferência do modo de transporte individual motorizado para o modo ciclável, a redução do consumo de energia primária juntamente com as emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos.
Insere-se assim na estratégia UA para um campus mais sustentável, visando promover estratégias de baixo teor de carbono e estimular uma mobilidade urbana multimodal sustentável, com enfoque na bicicleta.
Os custos para este semestre, associados à cedência das bicicletas, envolvem a verificação mecânica (4 euros), o seguro (9 euros) e uma caução que varia de preço consoante se trate de uma bicicleta convencional (40 euros) ou elétrica (80 euros).
A caução será entregue ao utilizador no ato da devolução da bicicleta desde que esta e respetivos acessórios não apresentem danos decorrentes de utilização incorreta.