Já há uma Grande Rota para percorrer ao longo do território da ria

 

 

O território da região está agora unido por uma Grande Rota (longo percurso). Estendendo-se pelos 11 municípios que integram a CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias.

 

Esta grande rota compreende três percursos distintos – mas complementares entre si –, sendo que um deles já está devidamente sinalizado e pronto para ser percorrido, a pé ou de bicicleta. O Percurso Azul tem 131 quilómetros, envolvendo a ria e os seus principais canais.

 

Para mais tarde fica reservada a abertura do Percurso Dourado e do Percurso Verde. O primeiro circundará os territórios do interior, expandindo-se para os espaços costeiros de Norte e Sul; o segundo centra-se nos territórios do interior, destacando as zonas mais montanhosas.

 

Os três percursos aproveitam várias estruturas já existentes no território, como os percursos pedestres de pequena rota, as ciclovias, as ecopistas, algumas destas com traçados supra-regionais e/ou internacionais (ex., EuroVelo 1 –Rota da Costa Atlântica, secções 15 e 16, Ecopista do Dão, Ecopista do Vouga, Grande Rota Transeuropeia GR11-E9).

 

A partir desta quarta-feira a Grande Rota da Ria de Aveiro tem disponível um website que permite aos visitantes planear atempadamente o seu percurso e aceder a toda a informação sobre a rota.

 

 

Partilhar

Post a Comment