
Bairrada unida na qualificação e proteção do “leitão”
Há já dois anos que várias entidades estão a trabalhar na qualificação do “Leitão da Bairrada”. Associação Rota da Bairrada (ARB), Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), vários municípios da região, Turismo do Centro de Portugal (TCP), agentes económicos da fileira do Leitão da Bairrada, têm estado sentados à mesma mesa, juntamente com Associação Portuguesa dos Ovos Moles de Aveiro (APOMA) – contratada para assessorar no processo, atendendo à atendendo à sua experiência na certificação dos ‘Ovos Moles de Aveiro’ e no ‘Pão-de-Ló de Ovar’.
“Um grupo de trabalho polivalente e especializado nas valências necessárias, reunido com o objetivo de apoiar na caracterização física e na definição do modo de produção desta tradicional iguaria, concluiu que a criação de mais uma associação não seria uma mais-valia. Assim sendo, e por manifesta vontade de todos os envolvidos, a Associação Rota da Bairrada está a liderar o processo, tendo sido necessária alteração aos seus estatutos, que, depois de efetuada, permite agora que se assuma como a entidade qualificadora do ‘Leitão da Bairrada’”, foi anunciado.
Tendo como propósito a integração e o contributo de todos os agentes económicos no processo de criação de uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) para o ‘Leitão da Bairrada’, a Associação Rota da Bairrada convida todos os agentes económicos desta fileira a associarem-se à mesma, de preferência antes da realização da Assembleia Geral que se vai realizar na terça-feira, dia 10 de Novembro, às 15h00, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.
Esse encontro servirá para definir e aprovar: o nome do produto, a área geográfica para a criação e produção, as características físico-químicas do leitão (carcaça), o modo de confeção, entre outras questões que possam ser levantadas. Terão direito a voto os agentes económicos que fizerem parte desta associação como sócios.