
Gastronomia de Bordo à mesa dos restaurantes e também em livro
O convite está lançado: tem cinco fins de semana para aproveitar as experiências gastronómicas preparadas por dezenas de restaurantes ilhavenses a propósito da edição deste ano do Festival Gastronomia de Bordo.
O evento arranca esta sexta-feira e estende-se até 22 de novembro. A lista de restaurantes, bem como as experiências gastronómicas propostas por cada um deles e respetivos preços por pessoa, podem ser consultadas online. Cada experiência é composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas ou pratos principais que prometem desafiar os paladares mais exigentes.
Além das propostas gastronómicas, também será possível viajar pelo território para conhecer os locais emblemáticos das pescas e as tradições, crenças e até a inovação em torno dos pescadores, dos cozinheiros da pesca e das empresas de produção e de transformação alimentar e dos seus produtos. Destaque para as visitas orientadas e para um showcooking de gastronomia de bordo (atividades sujeitas a inscrição prévia).
Também no âmbito do festival, será lançado um livro de gastronomia de bordo. “É o primeiro de uma série de três livros que a Câmara Municipal irá lançar”, anunciou a vereadora Fátima Teles, durante a sessão de apresentação da edição deste ano do festival.
Inserido numa triologia de festivais com o mesmo nome e que ocorrem também em Peniche (centrado na pesca costeira) e na Murtosa (centrado na pesca lagunar) – municípios unidos pelo projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades -, este evento tem tudo para continuar a crescer e a afirmar-se a nível nacional. “Nasceu de uma brincadeira e não tenho dúvidas de que se vai tornar num caso sério”, realçou o presidente da autarquia ilhavense, Fernando Caçoilo.