
Hospital de Aveiro transfere alguns serviços para Águeda e Estarreja
A partir do dia 26 de outubro, o Hospital de Dia Polivalente vai passar a funcionar, integralmente, no Hospital de Águeda e a Unidade de Tratamento da Dor já passou, no passado dia 20, para o Hospital de Estarreja. O anúncio foi feito pela administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que justificou estas deslocações com base na necessidade de responder à pandemia.
O objetivo passa por “garantir a segurança máxima da prestação de cuidados a doentes, particularmente suscetíveis, numa altura em que é necessário redimensionar os espaços do Hospital de Aveiro, de forma a garantir resposta à crescente procura de cuidados por parte de doentes com COVID–19”.
A deslocação do Hospital de Dia e da Unidade de Tratamento da Dor, atualmente a funcionar no 5.º andar do Hospital de Aveiro, vai permitir aumentar as camas integralmente dedicadas a doentes COVID. Esta mudança exigiu um grande planeamento logístico e organizacional, uma vez que todos os tratamentos em sede de Hospital de Dia, entre eles as sessões e quimioterapia, vão passar a ser realizados em Águeda, num espaço autónomo do principal núcleo hospitalar, confortável e seguro, assegura fonte hospitalar.
Tratam-se, evidentemente, de deslocações temporárias, mas necessárias, não só para permitir aumentar a capacidade de resposta aos doentes COVID–19, mas, sobretudo, para garantir a maior segurança dos circuitos dos doentes imunodeprimidos, designadamente das pessoas com doença oncológica.
Em nota de imprensa, o conselho de administração agradece” o empenho de todos os profissionais envolvidos nestas mudanças e pede a maior compreensão a todos os doentes e familiares”.