Há dez concelhos do distrito de Aveiro sujeitos a novas restrições

 

 

 

Os municípios de Aveiro, Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga e Vale de Cambra estão entre os 121 concelhos de Portugal onde, na quarta-feira, entra em vigor o dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos comerciais e o teletrabalho obrigatório.

 

O que representa este dever de permanência no domicílio? Que deve evitar andar em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas. Estão previstas algumas exceções, nomeadamente por razões médicas, trabalho, ensino, visitas a lares ou estruturas residenciais para idosos e pessoas com deficiência, serviços (como correios ou bancos), cuidar de alguém, ou saídas do território continental.

 

Estão permitidas as idas a restaurantes, ainda que com um limite de seis pessoas na mesma mesa (a não ser que pertençam todas ao mesmo agregado familiar) e sujeitas a um horário mais apertado (restaurantes passam a encerrar às 22h30). Também poderá continuar a usufruir de espetáculos: são permitidos de acordo com as regras da Direção Geral da Saúde. Quantas às feiras e mercados, estão proibidos os mercados temporários; os permanentes poderão continuar abertos.

 

Um dos critérios para determinar quais são os concelhos de maior risco é o dos 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias (que já serviu para os três concelhos que estão em confinamento). A cada 14 dias o Conselho de Ministros revisitará a lista, esperando retirar uns e receando acrescentar outros, segundo foi anunciado este sábado pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

 

 

Foto: Afonso Ré Lau

Partilhar

4 Comments

Post a Comment