“Quatro Contos” entre as propostas d’ Os Filmes das Nossas Terças

 

 

 

“Quatro Contos”, de Gabriel Abrantes, está entre as propostas para este mês da programação d’ Os Filmes das Nossas Terças, do Teatro Aveirense. O programa de curtas-metragens estreadas no Festival de Cannes, Berlinale, Festival del Film Locarno, Toronto, entre outros – e que alcançou mais de 25 prémios internacionais -, é exibido em Aveiro a 17 de Novembro.

 

Antes disso, já esta terça-feira, dia 3 , passa “Da Eternidade”, realizado por Roy Andersson, e a curta-metragem “Milagre”, de Francisco Lança. “Da Eternidade” apresenta-se como uma reflexão sobre a vida humana em toda a sua beleza e crueldade, o seu esplendor e a sua banalidade. Nela deambulamos, como que num sonho, suavemente conduzidos pela nossa narradora “Scheherazadesca”. Momentos inconsequentes assumem o mesmo significado que eventos históricos: um casal flutua sobre uma Colónia devastada pela guerra; a caminho de uma festa de aniversário, um pai pára à chuva para apertar os atacadores dos sapatos da filha; raparigas adolescentes dançam à porta de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra. Simultaneamente uma ode e um lamento, “Da Eternidade” apresenta-nos um caleidoscópio de tudo o que é eternamente humano, uma história infinita da vulnerabilidade da existência.

 

A 24 de Novembro, Os Filmes das Nossas Terças apresentam “Pig – Porco”, com realização de Mani Haghighi: um assassino em série desconhecido tem andado a matar realizadores iranianos. Hasan Kasmai, um realizador na lista negra, intriga-se apenas com uma questão: por que razão o assassino não anda atrás dele? Nessa mesma noite será ainda apresentada a curta “Souvenirs”, de Paulo Martinho.

 

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes para cada noite custam 4 euros e o pacote mensal fica por 6 euros.

Partilhar

Post a Comment