
Trigamilha Mãe: o pão que está a conquistar Aveiro
Já todos ouvimos falar do pão artesanal de fermentação lenta e das suas vantagens em relação ao pão normal. Melhor digestão, maior saciedade e mais sabor, são algumas das qualidades apontadas por quem já se rendeu a este pão 100 por cento artesanal, feito com massa mãe.
A boa notícia é que já há quem o esteja a produzir em Aveiro. Uma vez por semana, a Trigamilha Mãe faz chegar às casas dos aveirenses o seu pão 100 por cento artesanal.
Trigamilha, integral, espelta e padas, são as variedades que saem com maior regularidade, com algumas novidades pelo meio – exemplo: pão de mistura, broa, pão de nozes e mel, azeitonas e alecrim.
A venda é feita sempre ao sábado e está sujeita a encomenda prévia, junto da própria Trigamilha Mãe ou da Loja do Chá, ponto de distribuição da marca na cidade de Aveiro.
Criada por duas amigas, Ana Isabel Soares e Anisabel Teles, com carreiras profissionais na áreas administrativa e social, a Trigamilha Mãe nasceu da necessidade que elas próprias tiveram de encontrar uma alternativa ao pão de fabrico mais industrial.
Sendo um processo lento – pode levar até 24 horas -, a fermentação natural resulta num pão muito mais leve e que não fermenta no organismo, evitando desconfortos abdominais e inchaço.