Projeto de Aveiro distinguido em prémio de arquitetura ibérico

 

 

Há um projeto de arquitetura aveirense que mereceu honras de destaque no Palmarés Architecture Aluminium Technal 2019. A renovação que o arquiteto Paulo Martins conseguiu fazer na moradia “Beira Mar”, no centro de Aveiro, foi reconhecida com uma Menção por conseguir transformar uma tipologia tradicional, convencional, num espaço inspirador.

 

Esta singular moradia, localizada em Aveiro num terreno com 30 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, desenvolve-se formalmente num “corredor” habitável concebido com materiais sóbrios como cimento e painéis de gesso, foi renovada com sistemas de alumínio Technal.

 

Nesta 4ª edição do prémio ibérico que distinguiu os melhores projetos, quer ao nível arquitetónico, quer técnico, foram quatro os projetos ibéricos premiados e onze menções honrosas, além de uma menção especial.

 

A arquitetura portuguesa arrecadou dois prémios: com o Pavilhão Desportivo Efanor na Senhora da Hora projetado pela Arquiteta Paula Santos que foi o projeto vencedor na categoria “Descobrir” e com o edifício de Escritórios e Showroom DFG-Pavestone em Monção do Arquiteto Óscar López Alba que foi o projeto vencedor na categoria “Trabalhar”. Portugal alcançou ainda duas Menções na categoria “Reabilitar”, com a renovação do Museu de Santa Maria nos Açores, da autoria do Gabinete M-Arquitectos, para além do projeto de reabilitação da moradia Beira Mar em Aveiro, do arquiteto Paulo Martins.

 

 

* Créditos da foto: Ivo Tavares

Partilhar

Post a Comment