
Em vez de festas, este ano há celebrações de São Gonçalinho
Já sabíamos que também as tradicionais Festas de São Gonçalinho iam sofrer grandes constrangimentos por força da pandemia, mas a Mordomia entendeu que a tradição não pode deixar de ser cumprida e, por isso, preparou um programa adaptado às circunstâncias do momento. Partindo, desde logo, desse princípios: este ano, o que esta em causa são “celebrações e não festas”.
As celebrações irão decorrer entre os dias 7 e 11 de janeiro, de quinta a segunda, dando “a hipótese à população do Bairro da Beira-Mar e a todos os fiéis de se deslocarem à Capela”, “evitando os indesejados ajuntamentos”.
Todos os dias, começarão com a alvorada e abertura da Capela, às 9h00, que se manterá aberta até às 22h00, salvo nas horas definidas para as missas. Serão três eucaristias (quinta, sábado e domingo), nas quais será dada a possibilidade, a cada devoto, de trazer um saco de cavacas para bênção – na impossibilidade de acontecer o habitual lançamento, este é o formato possível para que a tradição não seja esquecida.
Na outra modalidade de cumprimento de promessas, o “Saco Solidário”, as pessoas terão a possibilidade de oferecer o valor de compra dos sacos de cavacas, cujo valor de custo será reencaminhado para o projeto Vera Vida, uma Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica, do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz. Ainda na componente religiosa, no domingo, 10 de janeiro, haverá procissão, às 11h00, com o auxílio de uma viatura.
Relativamente à parte mais lúdica, rapioqueira, haverá um concerto presencial (na sexta-feira), no Teatro Aveirense, com os Capitão Fausto. Nos dois dias seguintes, sábado e domingo, os espetáculos serão online. Diversos artistas de Aveiro farão uma pequena performance a partir das suas casas, que a Mordomia tratará de transmitir nas suas redes sociais.
Este plano, garante a Mordomia, está condicionado às normas de saúde pública vigentes no período definido, podendo naturalmente sofrer alterações conforme a evolução da pandemia.
* Créditos da foto: Mordomia São Gonçalinho