AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Agora Aveiro recruta miúdos e graúdos para serem Guardiões da Natureza

Ambiente

Helder Berenguer

 

 

No Dia Internacional das Florestas, 21 de março, jovens do Clã Académico de Aveiro (CAAv), 70 crianças em idade pré-escolar (4-6 anos) e oito idosos do Centro de Dia das Florinhas do Vouga tiveram a oportunidade de participar numa atividade de educação ambiental desenhada para miúdos e graúdos. Enquadrou-se no projeto “Guardiões da Natureza”, promovido pela associação Agora Aveiro.

Nesta manhã cheia de diversão, foi possível conhecer melhor o universo das sementes e a forma como estas dão vida às plantas que nos rodeiam, através de mais uma edição do “Workshop de Bombinhas de Sementes”. Os participantes foram, ainda, desafiados a participar num “Atelier de Germinação” e a analisar a forma como um feijão plantado num vaso improvisado se irá, gradualmente, “transformar” numa nova planta. Estas atividades serviram como mote para a plantação da “Horta dos Guardiões da Natureza” num espaço dedicado das instalações da IPSS Florinhas do Vouga que, a partir de agora, conta com um conjunto produtos agrícolas, como morangos, pimentos, pepinos, tomates, cebolas, couves e cenouras.

A plantação de uma horta na cidade de Aveiro é um dos segmentos do plano de atividades dos “Guardiões da Natureza” para o ano de 2024. Este, tem como propósito a promoção da Agricultura Urbana, a consciencialização da comunidade aveirense para a importância de práticas de alimentação saudável e a criação de uma plataforma intergeracional para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.

Em paralelo, a Agora Aveiro levou até à IPSS Florinhas do Vouga a segunda edição do projeto “Jogos sem Idade” que tem como objetivo proporcionar aos mais velhos um dia fora do habitual, onde recordam as canções e os jogos da suas infâncias e juventudes. Esta atividade, que contou com a ajuda dos jovens do Clã Académico de Aveiro (CAAv), serviu de ponto de partida para a partilha de histórias e conversas entre os idosos, as crianças e os voluntários da Agora Aveiro, criando-se assim um momento muito especial de partilha e ternura.

Campus Jazz Publicidade

Os “Guardiões da Natureza” regressarão na próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 16h00 para uma conversa online coorganizada pela Associação ACTUAR com o tema “Jovens, capacidades e experiências da sociedade civil de Aveiro” onde será abordado o papel das associações de jovens e da Educação Ambiental no âmbito da “ação coletiva para o direito humano à alimentação adequada”.

Os “Guardiões da Natureza” e os “Jogos sem Idade” são desenvolvidos pela Agora Aveiro e inseridos no âmbitos dos projetos “Plantar o Futuro” e “Random Acts of Kindness”, respetivamente e contam com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.