
Confirmado novo confinamento a partir desta sexta-feira
O país volta a estar sujeito a um novo confinamento já a partir desta sexta-feira (a partir das zero horas). As regras anunciadas pelo Primeiro-Ministro, António Costa, incluem o dever de recolhimento domiciliário e a obrigatoriedade do teletrabalho.
Conforme já era esperado, os equipamentos culturais, o comércio não autorizado e os restaurantes e cafés, voltam a encerrar – os estabelecimentos de restauração só poderão funcionar em regime de “take away” ou entregas ao domicílio. Também estão proibidos todos os eventos, com exceção dos de campanha eleitoral e as celebrações religiosas.
A grande novidade em relação ao confinamento de março e abril do ano passado, reside na manutenção das creches, escolas e universidades, abertas (em regime presencial).
Segundo foi ainda anunciado, o serviços públicos estarão disponíveis apenas mediante marcação prévia. Também só será possível fazer exercício ao ar livre (os ginásios e outros recintos desportivos estarão encerrados).
Estas medidas serão reavaliadas daqui a 15 dias, mas o Primeiro-Ministro já admitiu que deverão vigorar durante um mês inteiro.
* Créditos da foto: Afonso Ré Lau