Câmara da Murtosa cede armazéns aos pescadores da Arte Xávega

 

 

 

A Câmara da Murtosa assinou, esta sexta-feira, com as três companhas de pesca em atividade no município um protocolo para a cedência de armazéns de apoio, na praia da Torreira.

 

O investimento municipal, que ronda os 400 mil euros, “visa estimular e perpetuar uma arte de pesca com grande relevância social e económica no concelho da Murtosa qualificando, ao mesmo tempo, a imagem urbana da zona norte da praia da Torreira”, a Câmara, em comunicado.

 

Os novos armazéns de apoio à Arte Xávega foram construídos pela câmara municipal, na beira-mar norte, nas imediações da Escola Básica Integrada da Torreira.

 

Os pavilhões têm uma área coberta de cerca de 180 metros quadrados e possuem, no piso térreo, uma área de garagem para recolha de veículos, aparelhos e palamentas das embarcações, uma pequena sala de refeições com cozinha de apoio e dois balneários completos. O piso superior, em “mezzanine” foi idealizado para trabalhos com as redes de pesca, desde a sua recolha até reparações e armazenagem.

 

A arte xávega possui raízes históricas na Murtosa e no início do século XX chegaram a operar 11 companhas na praia da Torreira, um dos últimos locais em Portugal onde se praticou a Arte Xávega com bois da raça marinhoa. Atualmente, apenas as três companhas que subscreveram o documento se mantêm em atividade no concelho.

 

Partilhar

Post a Comment