
Novo documento depositado na estátua do Soldado Desconhecido
Depois da descoberta de um documento de 1933 no monumento aos mortos da Grande Guerra, conhecido como estátua do Soldado Desconhecido, a câmara municipal de Aveiro procedeu hoje à deposição de um novo documento, com data de 29 de janeiro de 2021.
Neste novo testemunho pode ler-se que a autarquia aveirense se encontra a realizar a obra de qualificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, com referência ao facto de ter sido “iniciada em agosto de 2020, estando em execução em janeiro de 2021 e até ao final deste ano, e sendo cofinanciada pelos fundos comunitários da União Europeia, que neste primeiro semestre de 2021 tem a presidência de Portugal”.
No texto, assinado pelo presidente da câmara, Ribau Esteves, e por várias entidades, reitera-se “o eterno agradecimento aos homens que no passado defenderam a pátria, e de darmos contributo a cada dia que o futuro nos vai trazer, para a paz em Aveiro, em Portugal, na Europa e no Mundo”.
Os dois documentos, separados por 88 anos, estão agora juntos no interior da estátua, “para que a história, a memória e a honra dos concidadãos continue bem viva em cada uma das novas gerações do nosso município de Aveiro”.