A loja da esquina: A Pastelaria Avenida e os seus 92 anos de história

 

 

 

A pastelaria e confeitaria Avenida situa-se na famosa Avenida Dr. Lourenço Peixinho, bem no centro da cidade de Aveiro. Aberta há 92 anos, mais concretamente a 30 de março de 1929, esta confeitaria foi fundada por Aníbal Ramos, numa época em que eram escassas as pastelarias na cidade.

 

Ainda que o seu nome oficial seja Pastelaria Avenida, a população aveirense, desde sempre, que identifica este estabelecimento como Pastelaria Ramos, associando ao espaço o nome do seu fundador.

 

Atualmente, é Vitor Carvalho quem assume a liderança e a gerência do espaço. A pastelaria Avenida conta com 17 funcionários para a confeção de ovos moles, pães de ló, folares, bolos comemorativos, pão, croissants, cartuxos, amêndoas, chocolates, laços folhados de ovos moles, éclairs, tartes de maçã e muitas outras especialidades…

 

Para além da conhecida tradição dos ovos moles, os cartuchos também fazem parte da lista de desejos dos clientes que ali entram. São preparados com massa de frutos secos, cacau, pão de ló, ovos moles e chantilly.

 

A pastelaria está presente no Instagram e no Facebook, onde partilha as delícias da casa, notícias e informações pertinentes. Está aberta de segunda a sábado – nos dias úteis, das 9h00 às 18h00, e ao sábado das 9h00 às 13h00 – através do regime de take away.

 

Prometem oferecer um serviço de excelência e continuarão a confecionar os produtos que os aveirenses mais apreciam.

 

 

 

 

Texto editado por Maria José Santana.

Partilhar

4 Comments

  • Daniela Santos
    2 de Fevereiro, 2021

    Desde já os meus parabéns a quem escreveu. É muito bom saber as nossas histórias, histórias sobre Aveiro e os seus fundadores. É ótimo ver que passado tantos anos a boa cultura permanece.
    Se antes já ia e adorava então agora ainda irei ainda com mais gosto!

  • David Lopes
    2 de Fevereiro, 2021

    Sou cliente dessa pastelaria, excelente trabalho, os meus parabéns!

  • Beatriz Marques
    2 de Fevereiro, 2021

    Um artigo referente a um dos maiores ícones de Aveiro, como é a Pastelaria Ramos.
    Um ótimo espaço e uma excelente qualidade, voltarei.

  • Maria Augusta
    3 de Fevereiro, 2021

    A pastelaria dos sofázinhos como eu lhe chamo. O melhor cartucho. Sempre muito simpáticos. Agora já tem uns mais pequenos para quem não consegue ou não quer comer tanto. Adoro aquela pastelaria.

Post a Comment