
Carnaval de Estarreja é em casa e sensibiliza para a prevenção da Covid-19
As antigas Batalhas das Flores, no início do século XX, deram início à história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país. Cem anos anos depois, a “batalha” faz-se contra um inimigo invisível. Neste ano atípico, o cartaz de 2021 do Carnaval de Estarreja não anuncia a programação, mas vem divulgar as medidas de prevenção contra a Covid-19 e que podem salvar vidas. Em contexto de pandemia e confinamento geral, o Carnaval é para ser celebrado em casa com um programa online, acompanhado de uma campanha de sensibilização protagonizada pela mascote Lókas.
A pandemia Covid-19 impede os foliões de saírem à rua e “o melhor espetáculo de Carnaval” ao vivo e a cores fica em suspenso. Mas Estarreja não quis deixar passar em branco esta “marca identitária e cultural” daquele território. “Queremos que os estarrejenses vivam esta época tão significativa para toda a comunidade no conforto da sua casa. Vamos levar o carnaval até às pessoas através das plataformas online do Carnaval e do município”, anuncia a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.
A estreia do DVD do Carnaval de 2020, com os melhores momentos da última edição, abre o programa na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro, desenhado para assinalar as datas mais marcantes do evento em Estarreja, até dia 16, terça-feira de Carnaval.
O Carnaval assume a sua força enquanto evento da comunidade para chegar aos estarrejenses, com o objetivo de os sensibilizar para as medidas de prevenção da COVID-19. A campanha de comunicação renova o apelo para que se respeitem as práticas que todos devem adotar para evitar o contágio e combater o vírus Sars Cov 2.
Lókas empenhada na luta contra a Covid-19
A mascote do Carnaval, a simpática Lókas, volta a protagonizar o cartaz, mas desta vez surge preparada para destruir a Covis-19, lembrando que as nossas melhores armas de combate são: ficar em casa, usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social.
“A nossa mascote do Carnaval vai estar empenhadíssima em combater a Covid-19”, afirma Isabel Simões Pinto, numa alusão ao jogo de computador “Vai-te Covid. A Lókas no espaço”, inspirado nos jogos Arcade e criado para reforçar essa mensagem, em especial junto do público infantil e das suas famílias.
Com forte tradição em Estarreja, o Carnaval também levará essa mensagem às ruas, com “alguns apontamentos decorativos na cidade, com o apelo fiquem em casa, mas não deixando esquecer que somos Cidade de Carnaval”, sublinha Isabel Simões Pinto.
A responsável lembra que a decisão de anular os grandes corsos foi tomada em setembro em 2020, numa ação concertada da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro (Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras), salvaguardando-se “em primeiro lugar, a saúde e segurança das pessoas”. Nessa altura, admitia-se um “plano B” com a promoção de iniciativas para assinalar o evento, mas a evolução da situação epidemiológica também veio impedir que se realizassem.