
Agora Aveiro promove sensibilização para a violência no namoro
Este ano, o projeto Valentino, organizado pela Agora Aveiro, vai trocar as flores, os corações e as juras de amor eterno pela sensibilização da comunidade para aquilo que não é amor. Desde a sua criação, em 2014, o projeto Valentino tem como propósito a celebração do dia dos namorados e do amor. Nesta edição, a organização do projeto pretende atuar de forma diferente, trazendo os holofotes para aquilo que, definitivamente, não é o amor.
“As estatísticas sobre a violência no namoro apontam para um aumento do número dos casos reportados durante o confinamento, seja através de atos de violência física ou emocional. O impacto deste crime na vida da vítima é inegável, podendo ser avassalador para a sua saúde física, emocional e mental. É urgente fornecer ferramentas para que as vítimas, e o seu núcleo próximo de familiares e amigos, possam reconhecer os sinais de alerta e agir. Além de sensibilizar para esta temática, o projeto pretende ajudar as vítimas a reconhecerem os sinais de alerta e saberem onde procurar ajuda para sair destas situações conscientemente”, destaca a associação aveirense.
Durante a semana de 14 a 20 de fevereiro a comunidade encontrará nas redes sociais da Agora Aveiro uma campanha de sensibilização para comportamentos que podem ser considerados como um sinal de alerta para relacionamentos abusivos e tóxicos, o que, além de despertar as vítimas, pode alertar o núcleo de amigos/ familiares para a necessidade de intervir e ajudar.
A campanha abrirá espaço ao debate e ao esclarecimento de dúvidas através de uma conversa online com a Rita Bessa, representante da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), na qual serão apresentadas ferramentas e linhas de apoio a pessoas vítimas de violência em contexto de relacionamento.
A conversa online realizar-se-á na página de Facebook da Agora Aveiro, no dia 20 de fevereiro, pelas 15h00, e é de participação gratuita. A organização do projeto convida ainda a comunidade a expor as suas dúvidas através nas redes sociais da associação ou através do e-mail agora@agoraaveiro.org. Todas as questões serão colocadas de forma anónima e confidencial.