
Estudantes da Universidade de Aveiro criam plataforma de aluguer de livros
O projeto Book It está a dar os primários passos, tomando o pulso ao mercado. Foi lançado há duas semanas, apenas com uma conta no Instagram e registo das propostas de disponibilização de livros e dos pedidos de aluguer numa base de dados. Neste momento, já há um website para que os interessados consultem o stock de livros e o preço de cada um para determinado período de aluguer.
Os promotores da ideia são Tiago Alves e António Leão, ambos antigos alunos de Economia da UA, João Pedro Capão, antigo aluno de Finanças, e os ainda estudantes de Economia, Miguel Castro e Manuel Junqueira (este a estudar atualmente na Universidade Portucalense), com ajuda de Pedro Martins (Marketing).
O sistema funciona do seguinte modo. Mediante cobrança de uma percentagem do custo do livro, parte vai para o proprietário e outra parte fica para quem presta o serviço (a Book It), fazendo chegar a edição a quem dela necessita, pelo tempo que lhe é útil. “O conceito está a crescer cada vez mais e conta já com mais de 100 livros disponibilizados na Book It”, afirma Tiago Alves, antigo dirigente associativo do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica da UA e ex-membro dos conselhos Geral e Pedagógico da UA.
Os promotores da Book It participaram no Consultório de Empreendedorismo promovido pela UA Incubator, que funciona como uma primeira abordagem entre os promotores dos projetos de negócio e a incubadora com o objetivo de perceber em que consiste o projeto, em que fase está, conhecer a equipa, perceber se faz sentido avançar ou não com candidatura a espaço de incubação, entre outros aspetos. A UA Incubator deu apoio na definição do modelo de negócios e na identificação de oportunidades de financiamento.
O objetivo agora é incentivar ainda mais ao crescimento da comunidade Book It, salienta Tiago Alves, referindo ainda que está a ser preparada uma rede de distribuição própria, por forma a que se ergam ainda mais as bandeiras da sustentabilidade e poupança no serviço. Para isso, no futuro, precisarão de parceiros financiadores, considera o antigo dirigente associativo.
Para já estão no Instagram. O website está em: https://www.bookitpt.com/