Ciência Viva volta a homenagear mulheres cientistas. Seis são da UA

 

Alexandra Monteiro, Ana Velosa, Diana Madeira, Iola Duarte, Sandra Soares e Sónia Cruz são as seis cientistas da Universidade de Aveiro que integram a edição deste ano do livro “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva. Esta publicação presta “homenagem a mulheres cientistas portuguesas e têm contribuído para o progresso da ciência e tecnologia nacionais”, afirma a UA, em comunicado.

 

A edição de 2021 do livro “Mulheres na Ciência” reúne 101 retratos de investigadoras de diferentes gerações e áreas de conhecimento, captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo. O seu lançamento, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 11h00, terá transmissão em direto a partir do canal da Ciência Viva no Youtube e contará com a participação de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

De acordo com o mesmo comunicado, “as mulheres cientistas portuguesas representam 45 por cento do total de investigadores em Portugal” e “o seu papel tem sido fundamental para o progresso que a ciência e a tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas”.

 

O trabalho das cientistas da academia aveirense já chamou a atenção da Ciência Viva em edições anteriores, com homenagens às investigadoras Helena Nazaré, Isabel Martins, Ivonne Delgadillo, Mara Freire, Susana Sargento, Célia Ferreira, Florinda Mendes da Costa e Mónica Amorim a fazerem parte do histórico daquela publicação.

Partilhar

Post a Comment