Ilhavense Mário Campolargo nomeado diretor-geral de Informática da Comissão Europeia

 

Mário Campolargo lidera, a partir de hoje, a DIGIT – Direção-geral de Informática da Comissão Europeia.

 

Em comunicado, a Comissão dá nota da nomeação de Campolargo, referindo o “longo historial de liderança no campo da transformação digital” deste ilhavense e garantindo que o mesmo “utilizará os seus extensos conhecimentos sobre disponibilização de soluções informáticas, bem como as suas sólidas competências de gestão para cumprir os compromissos da Estratégia Digital da Comissão Europeia”.

 

Mário Campolargo era diretor-geral adjunto da DIGIT desde 2016, tendo sido um dos responsáveis pela sua coordenação estratégica e operacional. Nestes anos, assumiu a liderança no que respeita a postos de trabalho digitais, dados, inovação, entre outras matérias, e desempenhou “um papel fundamental na transição dos serviços da Comissão para o teletrabalho durante a pandemia”.

 

Nascido na Gafanha de Aquém, em Ílhavo, Mário Campolargo licenciou-se em Engenharia Eletrónica, na Universidade de Coimbra e fez pós-graduação em Ciência da Computação, pelo Imperial College de Londres, e em Estudos Europeus, pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (Bélgica). Desde que entrou para a Comissão Europeia, em 1990, já esteve à frente de iniciativas como a “Futuro das Redes”, da direção-geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias, foi responsável pela Internet do futuro (incluindo os sistemas da 5.ª geração e a Internet das Coisas) e pela computação em nuvem.

 

*Foto retirada do perfil de Mário Campolargo no Facebook

Partilhar

Post a Comment