Atlas Aveiro avança com programação online dedicada ao livro

 

 

 

O Atlas Aveiro – Biblioteca Municipal avança, neste mês de março, com um conjunto de ações online. Já no dia 18, quinta-feira, pelas 21h30, irá começar um ciclo de conversas com escritores nacionais e internacionais cuja primeira sessão contará com a participação do poeta e cronista Pedro Mexia cuja conversa explorará algumas das referências literárias do autor.

 

Este ciclo de conversas denominado “Canais de Leitura” acontecerá às quintas-feiras, decorrerá na página de Facebook da Biblioteca Municipal de Aveiro e irá reunir autores como Carmen Posadas, Bruna Lombardi ou Rodrigo Guedes de Carvalho.

 

Nas semanas seguintes, o evento contará também com autores como a brasileira Bruna Lombardi, mais conhecida pelos seus papéis nas telenovelas da Rede Globo, mas que há muito se tem afirmado como uma voz literária, sobretudo no romance, na poesia e na literatura infantojuvenil.

 

Com um olhar muito crítico e incisivo sobre o jet-set espanhol, a escritora hispano-uruguaia, Carmen Posadas, apresentará o seu “Mestra de marionetas”, um romance que viaja pela alta sociedade espanhola desde o franquismo até a atualidade.

 

Destaque ainda para duas das vozes mais mediáticas da literatura portuguesa contemporânea, Rodrigo Guedes de Carvalho e Tânia Ganho, que falarão sobre os seus mais recentes romances “Margarida espantada” e “Apneia”, respetivamente.

 

Carlos Neto, autor do livro “Libertem as crianças”, também marcará presença neste ciclo de conversas, para uma reflexão sobre a importância das atividades lúdicas no crescimento e desenvolvimento das crianças, um tema de relevo sobretudo em tempos de grandes limitações à atividade física e lúdica das crianças.

 

Comunidade de Leitores com Gonçalo M. Tavares

 

Paralelamente, o premiado e reconhecido escritor Gonçalo M. Tavares, que em Aveiro teve um dos seus espaços de vida, iniciará também neste mês a “Comunidade de leitores de Aveiro: dez grandes livros do Século XX”, onde estará uma vez por mês, via Zoom, à conversa com os participantes sobre cada uma das obras selecionadas. Além de “1984”, de George Orwell, que será a primeira obra em análise, serão ainda debatidos um conjunto de livros essenciais como “Cem anos de solidão” de Gabriel Garcia Márquez, “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley, entre outros. As inscrições são obrigatórias, com número limitado de participantes e podem ser feitas através do e-mail biblioteca@cm-aveiro.pt.

 

Ainda destacando Gonçalo M. Tavares, o ATLAS Aveiro lançará a edição de textos literários sob o título “Biblioteca” (ficção, poesia, ensaio). Os textos, com periodicidade semanal, serão publicados página de Facebook da Biblioteca, a partir do dia 21 de março e, para além das palavras do escritor, contam com as ilustrações de Rachel Caiano.

 

Partilhar

Post a Comment