Carlos Paião vai ter estátua no centro de Ílhavo

 

 

 

A Câmara Municipal de Ílhavo desafiou o artista plástico Albano Martins para esculpir uma estátua de homenagem ao cantor Carlos Paião que será exposta na Calçada Carlos Paião, no âmbito da requalificação, em curso, do Centro Urbano de Ílhavo – Jardim Henriqueta Maia.

 

A escultura, com a inscrição “#emPlayBack”, será feita em bronze, com 1,80 metros de altura e ficará colocada ao nível do solo. Este contexto permitirá um enquadramento de Carlos Paião com o espaço requalificado, integrando-o nas vivências culturais que ali forem desenvolvidas e promovidas no futuro, bem como uma interação e uma proximidade muito direta com as pessoas que usufruem daquela zona, valorizando e simbolizando a relação de intimidade que o artista sempre procurou manter com o seu público e fãs.

 

Esta iniciativa, que conta com a curadoria de Nuno Sacramento, espelha o reconhecimento público da Câmara Municipal de Ílhavo do papel cultural e do peso musical de Carlos Paião, enquadrado no esforço conjunto, desenvolvido em 2020, pela autarquia e pelo biógrafo Nuno Gonçalo da Paula (autor da biografia de Carlos Paião) com o propósito de assinalar os 40 anos do lançamento do primeiro disco e da profissionalização da sua intensa carreira, tragicamente interrompida ao fim de uma década.

 

Esta é a forma que a Câmara Municipal de Ílhavo encontrou para homenagear Carlos Paião e procurar, mais uma vez, manter viva na memória coletiva as tradições, a cultura e as pessoas que notabilizaram e levaram mais longe o nome de Ílhavo e das suas Gentes, para além de prestar o seu reconhecimento público deste notável autor e artista português, acarinhado pro quem o consagrou e imortalizou.

Partilhar

Post a Comment