
Alberto Souto reúne intervenções enquanto Secretário de Estado em livro
O antigo presidente da Câmara de Aveiro e ex-secretário de Estado Adjunto e das Comunicações compilou as intervenções escritas (discursos e artigos de opinião) que fez na qualidade de membro do XXI e do XXII Governos constitucionais e publicou um livro. “Do Tempo do Governo: Intervenções” é o título da obra que acaba de ser lançada em formato de papel e e-book, centrada nesse período de “um ano e sete meses (de 18 de Fevereiro de 2019 a 17 de Setembro de 2020), em que Alberto Souto integrou o Governo, partilhando, “por dentro, as responsabilidades desse poder dignificante de decidir o melhor para o país”.
“É ainda cedo para um balanço do que logrei concretizar. Este livrinho, sendo repositório para arquivo, não pretende, por isso, reportar toda a minha acção governativa – certamente modesta e circunscrita – ou constituir relato de todas as diligências, despachos, orientações, actos normativos, acção representativa interna ou externa, mais ou menos mediática, quase sempre discreta”, introduz o antigo governante, acrescentando: “O que agora se dá à estampa, como outrora se dizia, são apenas os discursos e artigos de opinião, dois dos quais não tinham chegado a ver a luz do dia, silenciados que foram pelas muito determinantes mesas censórias que são os ‘timings’ políticos”.
No prólogo, Alberto Souto admite ainda que “[…]a gestão política faz com que fiquemos muitas vezes aquém dos nossos sonhos e projectos. Há dinâmicas que nos surpreendem, tácticas que nos travam o ritmo, prioridades que nos desarmam, pragmatismo que nos desaponta. O poder não é sempre eficiente. Mas o poder democrático tem de condescender com os tempos próprios de muitos parceiros, com a instrução de processos por uma administração pública desprovida de quadros qualificados, com a arbitragem de interesses vários, com a intervenção de múltiplas entidades, mais ou menos independentes”.
Neste texto introdutório, o político aveirense faz votos que alguns processos que desencadou enquanto secretário de Estado “ainda se venham a concretizar”. Entre eles, “o leilão de atribuição de frequências para o 5G (definida que foi a Estratégia Nacional pela Resolução do Conselho de Ministros, de 7 de Fevereiro de 2020), “o novo aeroporto do Montijo e “o aprofundamento da estratégia de melhoria das acessibilidades marítimas e terrestres, ferroviárias ou rodoviárias, da descarbonização e da digitalização”.
A capa do livro é da autoria do aveirense Jorge Trindade e o prefácio foi escrito pelo também aveirense Fernando Rocha Andrade. O livro pode ser adquirido na Amazon, através do link https://www.amazon.es/-/pt/dp/B08ZHY8S84/ref=sr_1_1