A Loja da Esquina: Pastelaria Âncora e o orgulho na história

 

 

 

Desde 1964 que a Pastelaria Âncora confeciona os melhores doces regionais de Aveiro. Luís Matos e António Guedes são os atuais responsáveis pela gerência deste estabelecimento tradicional, situado na Avenida Santo António, na Murtosa. Uma pastelaria histórica que não abdica de oferecer qualidade em tudo aquilo que vende.

 

Pastelaria fina é o foco da casa: bolo rei, pastéis de nata, profiteroles, tartes de maçã, mil folhas e copos de ovos moles, são alguns dos produtos que confeccionam. A lista é extensa mas reserva lugar de destaque às especialidades da casa, nomeadamente o pastel Monte Branco, o pastel Âncora e o pão de ló da Murtosa.

 

O pastel Monte Branco foi buscar o nome à conhecida praia da Murtosa (Monte Branco). É elaborado com recheio de ovo e uma massa fina no exterior. Já o pastel Âncora é recheado de ovos e contém massa folhada, enquanto o pão de ló se destaca pela embalagem em forma de barco moliceiro, retratando o barco típico da vila.

 

Associados à APOMA (Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro) também confecionam e vendem os famosos ovos moles.

 

‘’O espaço é pequeno, é uma loja de 1964, antiquíssima, o espaço é pequeno deve ter à volta de 25 metros quadrados, tem cinco mesas, um balcão de exposição, mais duas vitrines de exposição. É uma coisa pequenina mas que funciona bem!’’ afirma Luís Matos, um dos gerentes da pastelaria.

 

Abertos das 9h00 às 17h00, preparam todos os dias aquilo que melhor sabem aos que ali passam.

 

 

* Texto editado por Maria José Santana

 

 

Partilhar

Post a Comment