Há uma petição para fechar a Rua da Pega ao trânsito ao fim de semana

 

 

 

Convictos de que vivemos tempos de mudança, de “redescoberta da rua, do bairro, da vizinhança, do pequeno comércio à porta de casa”, um grupo de aveirenses decidiu mobilizar-se para requerer o fecho da Rua da Pega, em Aveiro, aos fins de semana. Acabam de lançar uma petição pública que, neste domingo, já contabiliza mais de 300 assinaturas.

 

O objetivo passa por permitir que “todos os cidadãos possam usufruir de um espaço privilegiado de contacto com o ambiente natural da Ria, em total segurança e liberdade, impulsionando as deslocações na cidade a pé e de bicicleta, conseguindo a reaproximação social com as devidas distâncias de segurança e criando na população um sentimento de pertença à comunidade”, é apontado no texto da petição.

 

Recentemente reabilitada, a Rua da Pega “deu espaço às pessoas que a sentem como uma rua larga, luminosa e onde se pode respirar o ar puro” da laguna, realçam os promotores da petição, notando, contudo, que os poucos automóveis que aí circulam ao fim de semana não permitem “que seja um espaço pleno de lazer e bem-estar para as pessoas”.

 

É nesse sentido que se dirigem ao presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Numa altura em que “a restrição do tráfego automóvel e a prioridade dada ao modo pedonal e ao modo ciclável constituem medidas que já estão a ser implementadas na maioria das cidades europeias e em algumas cidades nacionais, como forma de combate às alterações climáticas e de travar um conjunto de doenças que foram agravadas pelo contexto pandémico”, solicitam que a mesma tendência seja seguida em Aveiro.

 

A par com esta petição (acessível através da internet), foi também criada a comunidade “Ciclovia Recreativa ao Fim de Semana em Aveiro”, no Facebook, de forma a promover a “abertura de ruas da cidade às pessoas, por um período de tempo, para que possam usufruir em exclusivo e em segurança do espaço público para caminhar, correr, patinar e andar de bicicleta”.

 

Partilhar

Post a Comment