Salpoente reabre com nova carta e esperança no futuro

 

 

O restaurante Salpoente está pronto para voltar a receber os seus clientes já a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de abril, no seu horário habitual, com nova carta e outras novidades.

 

Em tempo de confinamento, o Salpoente nunca parou. Continuou a sua aposta no Executive Express e na presença digital, tendo inovado na resposta à situação pandémica com a oferta de um serviço adaptado.

 

Aproveitando a reabertura, apresenta a Carta de Verão, onde continua a aposta sustentável nos produtos locais, estrelas do menu de degustação principal “À descoberta de Produtos da Região” e a continuação, dado o sucesso da primeira edição, do menu de degustação vegetariano. Novos produtos e acompanhamentos de alguns dos pratos são as outras novidades.

 

Os produtos locais, numa lógica de “farm to table” são, claramente a aposta do menu de degustação, que, sendo verão, aposta em bivalves clássicos como a ostra e o berbigão e as algas produzidas a poucos quilómetros do restaurante. A carne, seja no Taco ou no Naco é de Marinhoa, raça autóctone. E o bacalhau, claro, que não sendo português, é considerado um produto da região, tal a forma como a história da apanha e transformação se entrelaça com as gentes locais.

 

Já o mais recente menu de degustação vegetariano, que volta a ser uma forte aposta, pretende corresponder às exigências dos clientes. Com o valor de 39,50€ por pessoa, apresenta sabores mais ligados ao verão. “beterraba e queijo da ilha”, uma salada de beterraba assada, “creme de tomate e gema”, um creme de tomate com sabor especial e uma gema de ovo a baixas temperaturas, e o “trigo sarraceno”, ao estilo risotto, com uma salada de espargos cozidos e crus. “O chocolate-manga e fava tonka” completa esta descoberta de sabores.

 

Para quem pretender escolher à lista, a carta de verão apresenta, como é habitual, alguns dos clássicos da casa e vários dos pratos existentes nos vários menus de degustação.

 

Para o chef Duarte Eira, “esta época do ano permite improvisar e acrescentar complexidade aos pratos, jogando não só as mais recentes tendências gastronómicas com a cultura e as tradições da nossa belíssima e carismática região” como “as temperaturas e as texturas de produtos”, com o cliente aberto a pratos com frescura e sabor”.

 

O restaurante Salpoente situa-se em frente à ria de Aveiro no canal de São Roque, onde dois armazéns antigos de sal foram cuidadosamente recuperados e transformados num espaço de requinte, mantendo a traça original, fazendo parte do património da cidade.

 

A procura numa comida de autor, em que o foco é o prazer do cliente e uma experiência baseada em produtos locais colocou o Salpoente como o espaço de eleição em Aveiro, tendo alcançado em 2020, o 1º lugar na categoria de Fine Dining de Portugal no Travellers’ Choice 2020, o maior prémio dedicado a restaurantes atribuído pela TripAdvisor.

Partilhar

Post a Comment