AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festivais dos Canais e Dunas de São Jacinto marcam o terceiro trimestre de Aveiro 2024

Artes

Nomes como A Garota Não, Mariza e Resistência são alguns dos que integram o Festival dos Canais, a acontecer entre os dias 17 e 21 de julho. Já em São Jacinto, será possível ouvir Marisa Liz, HMB e Delfins, de 23 a 25 de agosto. Também não faltarão espetáculos de rua e na ria.

 

Município de Aveiro

 

A Caravela Vera Cruz foi o local escolhido para apresentar a programação do terceiro trimestre de Aveiro 2024, que tem como tema "Cultura e Sustentabilidade". A proceder à apresentação esteve o seu coordenador, José Pina, que deu conta que um dos eventos mais marcantes será o Festival dos Canais, a acontecer de 17 a 21 de julho.

A edição deste ano englobará cerca de 140 ações de 11 nacionalidades diferentes, e contará com duas estreias nacionais, bem como com a presença do município parceiro Oita.

Em destaque estará o concerto que juntará, em palco, Castello Branco, “A Garota Não”, Palco Central e a comunidade local (no dia 17, no Cais da Fonte Nova); os “Resistência” (no dia 18); e, a encerrar o festival, o concerto de Mariza, além de vários projetos de teatro de rua, circo contemporâneo e dança.

José Pina destacou, para dia 20, um grande espetáculo de rua, no Canal Central da cidade, intitulado “Acqua Forte – a Phantasmagoria on the Water”.

Outros dos momentos altos de Aveiro 2024 será o Festival Dunas de São Jacito, a ter lugar de 23 a 25 de agosto. Contará com atuações de Marisa Liz (no primeiro dia), dos HMB (no dia 24) e dos Delfins (no dia 25), entre outras, bem como um espetáculo ligado à água, luz e laser (“Atlantid”, nos dia 23 e 24).

De acordo com o coordenador de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura, o próximo trimestre foca-se na sustentabilidade. “Quisemos trazer este tema a debate; construímos este trimestre com base numa arquitetura feita de projetos realizados por encomenda, tendo sempre como objetivo  diferenciação do que apresentamos”, sustenta.

José Pina aponta, também, a existência de vários projetos realizados em parceria com outras entidades, como a Vista Alegre. As festas deste lugar, que decorrerão entre os próximos dias 3 e 7 de julho, terão como destaque, no dia 5, um concerto de Carlão.

A integrar esta programação estarão, ainda, 12 ações que fazem parte da agenda cultural dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Presente neste momento, esteve, também, o presidente da Câmara de Aveiro. “Estes dois festivais [Canais e Dunas de São Jacinto] têm uma programação mais especial e intensa por sermos Capital da Cultura este ano”, justificava Ribau Esteves.

 

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.