A associação Agora Aveiro promoveu uma recolha de bens e alimentos para os patudos da AFECTU. Realizada nas escolas da região de Aveiro, a ação permitiu angariar cerca de 500kg de alimentos e outros bens. O “Projeto Au-Au” mobilizou alunos, funcionários e professores.
A iniciativa ocorreu na sequência da “Cãominhada”, organizada pela Agora Aveiro no dia 11 de maio, e procurou sensibilizar a comunidade para o trabalho que os abrigos de animais prestam à comunidade. Pretendeu ainda apoiar diretamente uma associação local, a AFECTU - Associação de Felinos e Caninos Todos Unidos, na sua missão e trabalho em Aveiro – dedica-se à recolha e proteção de animais abandonados e desprotegidos, à data, tem 42 cães para adoção.
“O trabalho desenvolvido pelas associações de abrigo de animais é de notável importância. Exemplificando, foram recolhidos, em Portugal, cerca de 36 mil animais em 2018”, enquadra a Agora Aveiro. “Cães e gatos errantes ameaçam a saúde, segurança pública e a biodiversidade. Um cenário comum para cães errantes são os ataques a gado e predação de caprinos, pequenos mamíferos e javalis. Já os gatos errantes não escapam a este dilema, predando aves, lagartixas, coelhos, ratos, entre outros. Em adição, cães afetam a fauna silvestre através da transmissão de doenças, competição e hibridação”, acrescentam, notando que se torna crucial mitigar o abandono e encorajar a adoção de cães e gatos.
a AFECTU é uma associação de Ílhavo dedicada à recolha e proteção de animais abandonados e desprotegidos, que, à data, tem 42 cães para adoção