AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Em Oliveira do Bairro, afinam-se instrumentos e vozes para mais um MOB

Artes

Está tudo a postos para a edição deste ano do MOB - Festa da Música e dos Músicos do Concelho de Oliveira do Bairro. Músicos e cantores já afinam os seus instrumentos e vozes, ultimando os seis espetáculos que compõem o cartaz da edição deste ano. A partir desta sexta-feira, dia 21, e até terça-feira, dia 25, há muito para ver e ouvir no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.

Um dos grandes destaques da programação acontece no dia 24, às 21h30, com a apresentação de “Cena Popular”, que junta em palco os grupos musicais Cantares dos Moinhos, Cantares Raízes da Nossa Terra e Cantares Populares do Orfeão de Bustos, contando ainda com as participações da TUNISOB – Tuna da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro, da pianista Mariana Miguel e do artista Ricardo Regalado.

"É um espetáculo que representa bem o espírito do evento", nota Tiago Matias, programador do festival e também do Quartel das Artes. "O MOB desde o princípio que teve a intenção não só de juntar os músicos de Oliveira do bairro, como criar cruzamentos de várias artes. Neste caso, teremos não só o cruzamento de vários tipos de música - a música popular dos grupos de cantares com a música erudita do piano clássico -, como também o teatro, através da performance do Ricardo Regalado”, realça.

Esta edição do MOB, já se sabe, tem tudo para ser especial: o evento celebra 10 anos e, por isso, reviverá algumas das melhores apresentações das nove edições anteriores. É o caso de "200!", que será apresentado no dia 23 de abril, pelas 17h00. Um concerto de música coral sinfónica, que inclui a interpretação das obras “Stabat Mater” e “Crux Fidelis”, do compositor Luís Cardoso, e que foi apresentado em 2014, na primeira edição do MOB. Um espetáculo que conta com a participação de 200 músicos pertencentes à Orquestra do Conservatório de Música da Bairrada, aos Coros do Conservatório de Música da Bairrada, ao Orfeão Sol do Troviscal, ao Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal e ao Grupo Coral de Oiã.

Uma das grandes particularidades desta festa da música e dos músicos reside no facto de apresentar espetáculos inéditos, que não passam por outros palcos - ou seja, são criados para o próprio MOB. Excepção para o espetáculo dos Fadomorse (dia 25, às 17h00), que já foi apresentado em Chaves. Ainda assim, a expetativa em torno da apresentação de “25 anos de Fadomorse: Regresso ao Portugal desconhecido” é grande. “Além de alguns dos músicos dos Fadomorse serem aqui do concelho, ele também vai integrar alguns solistas de Oliveira do Bairro e que tocam em grandes orquestras.

A grande abertura acontece, então, esta sexta-feira, às 21h30, com dois momentos de dança intitulados “Cantar de Emigração”, protagonizado pelo Conservatório de Artes e Comunicação FUOB, e “Quatro na Eira”, que vai contar com a participação de quatro grupos de folclore do concelho, nomeadamente, o Rancho S. Simão de Mamarrosa, o Rancho As Vindimadeiras da Mamarrosa, o Rancho S. Pedro da Palhaça e o Rancho Identidade Lusa.

No segundo dia do festival, há música em dose dupla. Às 15h30, o rock do grupo “Más Companhias” volta a juntar-se à sonoridade sinfónica da Banda Filarmónica da Mamarrosa, para mais um concerto especial, que celebra a música tradicional portuguesa. Às 21h30, a animação continua no auditório do Quartel das Artes, com o concerto “Musica Ex Machina”, que vai juntar em palco o guitarrista Bruno Alves e a União Filarmónica do Troviscal. Este espetáculo inclui obras inspiradas na temática das máquinas, “como instrumentos musicais, ou mesmo como intérpretes autónomos”.

Os ingressos para os espetáculos têm um custo de um euro e podem ser adquiridos, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira do Quartel das Artes.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.