Aveiro: Comemorações do feriado municipal arrancam na sexta-feira

 

 

 

As comemorações do feriado municipal de Aveiro irão decorrer de 7 a 16 de maio, destacando-se, como habitualmente a sessão solene e a eucaristia na Sé de Aveiro, no dia 12 de maio.

 

Da programação destaca-se a apresentação da obra de Fernando Gautier Neto, “O Municipalismo entre os Séculos XIV e XVIII sob o olhar dos acordos da Câmara de Aveiro 1555-1556”, no dia 7 de maio, pelas 18h00 no ATLAS Aveiro.

 

No dia seguinte, a autarquia realiza uma cerimónia de homenagem a Maria Champalimaud Duff, que foi Prioresa da Comunidade em Aveiro e Diretora do Colégio de Santa Joana, entre 1884 e 1909. Na tarde do mesmo dia, o Centro de Congressos de Aveiro recebe a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Aveiro Jovem Criadr 2021, a que se segue a visita inaugural à exposição no Museu de Aveiro – Santa Joana.

 

No dia 12 de maio, os Museus de Aveiro (Museu de Aveiro – Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu da Marinha da Troncalhada) comemoram o seu tradicional Dia Aberto, com entrada livre para toda a população.

 

Cerimónia no Centro de Congressos de Aveiro

 

Devido à pandemia de Covid-19, excecionalmente, a comemoração do feriado municipal acontece pelas 11h00 do dia 12 de maio, no grande auditório do Centro de Congressos de Aveiro, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido do discurso do presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, do presidente da Câmara, José Ribau Esteves, e da entrega das condecorações honoríficas municipais.

 

Uma hora antes, quando forem 10h00, as torres sineiras de Aveiro dão à cidade um grande concerto de sinos, interpretando a obra de Abel Chaves, “Gaudeamus Cum Campanis Averii”.

 

A Missa na Sé de Aveiro realiza-se pelas 16h00, enquanto que pelas 17h30, no mesmo local, será apresentado o livro “Memorial de Santa Joana e crónica da fundação do Mosteiro de Jesus”.

 

Três novas exposições para visitar

 

No dia 11 de maio, terça-feira, serão inauguradas três exposições. A primeira será pelas 17h30 e trata-se da exposição “Artesãos do Fogo”, uma parceria entre a Câmara de Aveiro e a Casa de Lis de Salamanca, que estará patente no Museu Arte Nova até ao dia 3 de outubro. Será apresentada uma das coleções mais importantes de vidro Arte Nova produzidas nos finais do século XIX e princípios do século XX na região francesa de Lorena, mais concretamente, em Nancy.

 

Pelas 18h30 será inaugurada a exposição “Armadilhas de Sombra. Esculturas de Isabel Meyreles”, na Galeria da Antiga Capitania, disponível para visita até 25 de junho. A exposição decorre no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a autarquia e a Fundação Cupertino de Miranda para a realização de atividades culturais que promovam a suas coleções museológicas. Este ano a opção recaiu na artista Isabel Meylelles e na apresentação da obra escultórica de cariz surrealista desta artista.

 

Por fim, às 19h30, será inaugurada a Exposição “Escrito sob o solo. Património arqueológico do Concelho de Aveiro”, no Museu da Cidade de Aveiro. Estará em exposição até ao dia 29 de agosto. A mostra propõe um percurso por alguns dos principais pontos de interesse arqueológico de Aveiro, numa linha condutora que acompanha a evolução da ocupação humana no território, destacando os resultados já divulgados através do Portal do Arqueólogo.

 

Partilhar

Post a Comment