AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Obras de Julião Sarmento apresentadas no Museu de Aveiro

Artes

O Museu de Aveiro/Santa Joana acolhe, de 15 de julho a 27 de setembro, a exposição “Julião Sarmento - No brilho da pele”. A mostra reúne obras da Coleção de Serralves e da Coleção SEC do município de Aveiro a que se junta a própria coleção do artista.

Esta seleção de obras de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) que ilustram diferentes aproximações a temas como o desejo, o voyeurismo e a violência, centrais na prática do artista.

Com um percurso multifacetado e profundamente coerente, Julião Sarmento é um dos artistas portugueses com maior projeção internacional, tendo sido alvo de duas grandes retrospetivas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 1992 e 2012, entre inúmeras mostras por todo o mundo.

Esta exposição inclui obras realizadas desde a década de 1970 até à atualidade, abrangendo diferentes suportes trabalhados pelo artista ao longo da sua carreira, como a pintura, a escultura, o desenho, a fotografia e a instalação. Explorando territórios ambíguos associados a gestos de sedução e transgressão, o trabalho de Julião Sarmento sedimenta-se sobre si próprio, tecendo uma rede de referências ao cinema, à literatura, à cultura popular, a episódios do quotidiano e à sua própria obra.

Exposição organizada pela CMA através dos Museus de Aveiro, em parceria com a Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea e comissariada por Joana Valsassina, poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

A mostra resulta do protocolo de colaboração entre a Fundação de Serralves e a câmara de Aveiro (assinado em 2017), com inclusão de Aveiro no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves. No âmbito desta parceria colaborativa, anualmente, tem-se vindo a promover uma exposição que visa promover e dar a conhecer obras de arte contemporânea das coleções de ambas as instituições.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.