Fred e Jupiter são os nomes da terceira noite da edição especial do Cais à Noite. Os concertos do Cais à Noite, de base eletrónica e por isso mais dançáveis, têm-se mantido enérgicos ainda que dentro dos limites do lugar de cada um. Os concertos cumprem com todas as regras de higiene e segurança impostas pela DGS no contexto de pandemia, respeitando o uso de máscara, o distanciamento, a lotação dos espaços e a higienização devida dos mesmos.
Fred Pinto Ferreira, que integra bandas com os Orelha Negra, Banda do Mar ou Buraka Som Sistema, lançou em 2019 o seu primeiro trabalho a solo: O amor encontra-te no fim. Em concerto, a viagem musical na qual Fred se aventura tem ligações ao movimento de jazz londrino, combinado com o hip-hop. É uma reinterpretação de temas de hip hop (J Dilla, Roy Ayers, Beastie Boys, entre outros) cujos sons, na sua origem samplados, são reproduzidos organicamente, ou seja, efetivamente tocados ao vivo.
Já no concerto de abertura estarão os aveirenses Jupiter, banda que tem também na eletrónica a sua base, assumindo também uma sonoridade down-tempo, techno e até experimental com arranjos progressivos. O seu disco, EVA XIV, é o resultado sonoro da viagem interior de Bruno Tavares, Hugo Grave e Xavier Marques a bordo de uma nave especial imaginária onde reside a última esperança de prolongamento da vida humana na Terra. Acompanhados por sintetizadores e caixas de ritmos, apresentam-se ao vivo numa performance aliada a uma componente visual que flui ao ritmo da música.
Esta noite de Cais acontece na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a partir das 22h00. O ciclo termina no dia 31 de julho com Stereossauro e Dj Ride.
Os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00, ou na bilheteira online da BOL.