O Festival Dunas de São Jacinto regressa de 21 a 23 de agosto e apresenta-se numa edição especial, adaptando-se às limitações impostas pelo combate à pandemia. Mantêm-se, no entanto, as principais caraterísticas do evento, aliando cultura, natureza e desporto.
Em termos de investimento, a câmara de Aveiro reduz o orçamento desta edição em 40%, passando de um investimento de 160.000 euros em 2019, para apenas 95.000 euros na presente edição de 2020, procurando um bom equilíbrio entre a qualidade e a necessidade de redução da dimensão dos espetáculos e aumento da segurança para todos os espectadores e participantes.
No arranque do evento (dia 21 de agosto), o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos do “Aeroshow” (sexta e sábado), sempre às 23h00, onde dois planadores ingleses farão acrobacias aéreas sincronizadas com um espetáculo piromusical, num momento único no céu da baía de São Jacinto, que deixará os espetadores maravilhados.
Antes, pelas 17h00, o Dj Moniz terá a honra de inaugurar o Palco Ondas, localizado na praia de São Jacinto, num Sunset “Ondulado”, que se repetirá nos três dias do evento.
Ao longo de todo o dia 21 será possível experimentar várias atividades desportivas e relacionadas com a bicicleta, que aliadas a ações de sensibilização ambiental irão permitir a todos os participantes desfrutar do território de São Jacinto, com especial destaque para a Avenida Marginal, que se encontrará fechada ao trânsito durante todo o festival.
No sábado, dia 22 de agosto, teremos a segunda edição de um dos principais sucessos da edição do ano passado, ou seja, o PRIO Air Show, pelas 15 horas.
Numa parceria entre a CMA e a empresa PRIO, São Jacinto será uma vez mais, palco da adrenalina dos voos acrobáticos de várias aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas. A PRIO participará nesta tarde de adrenalina com o seu avião, aos comandos do Comandante Luís Garção.
O “PRIO Air Show” vai concentrar na tarde de sábado muitas atenções, garantindo um equilíbrio entre as atrações no ar e em terra, com diversas atividades que complementarão o espetáculo aéreo.
As 17 horas será a vez do Dj Mexican Job animar o Palco Ondas e, das 21 às 23 horas teremos um Trio Elétrico a percorrer as principais vias de São Jacinto, animado pela artista Bárbara Tinoco.
A noite de dia 22 de agosto terminará com o segundo espetáculo piromusical do Aeroshow. No domingo, dia 23 de agosto, o destaque vai para o espetáculo musical dos Ganda Malucos, em Trio Elétrico, das 17 às 19 horas, nas principais vias de São Jacinto, sendo que a edição de 2020 do Festival Dunas de São Jacinto terminará, pelas 19 horas, com uma performance artística na Avenida Marginal.
Desporto, ambiente e música nos três dias
O programa do Festival contempla também de forma muito relevante atividades de caracter desportivo, ambiental e musical, sendo que algumas delas se vão desenvolver nos três dias, este ano com destaque para a ação piloto da Associação Patrulheiros na praia de São Jacinto e que visa sensibilizar a população e criar uma comunidade de voluntariado ambiental em Portugal.
As sessões de stand up paddle (SUP) e de canoagem, organizadas pelo Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), o “Eco-Táxi”, ou animações performativas na Avenida Marginal, são algumas das principais propostas para os três dias de festival.
Os valores ambientais são outra das apostas deste evento, com várias ações de sensibilização ambiental e visitas à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e ao Centro de Interpretação.
“Ferryboat” a metade do preço
A autarquia aveirense, em estreita parceria com a AveiroBus, disponibiliza nos dias do evento um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação da população na 4.ª edição do “Festival Dunas”.