No penúltimo dia do festival GrETUA 40, a 12 de abril, Pedro Lamares e Vasco Gato apresentam “Um Leopardo Há Sempre” no Avenida Café-Concerto, uma sessão de poesia que se propõe a ser uma troca de assombros nascidos de poemas entre dois amigos.
Dizê-los, oferecê-los, lembrá-los, como quem se confessa vivo, como quem confessa uma amizade sob o signo dos versos é o desígnio para esta noite de sexta-feira, marcada pelo encontro do ator e “diseur” com o poeta e tradutor.
Pedro Lamares é atualmente apresentador do programa da RTP 2 “Literatura Aqui”, protagonizou o “Filme do Desassossego”, de João Botelho – interpretando Bernardo Soares/Fernando Pessoa - e é há vários anos uma das mais reconhecidas vozes a dizer poesia em Portugal.
Vasco Gato é, por sua vez, um dos mais relevantes poetas contemporâneos da literatura portuguesa, tendo editados doze livros de poesia - em 2018 reunidos num volume da Imprensa Nacional Casa da Moeda “Contra Mim Falo” - e assinado uma peça de teatro intitulada “Daqui Ninguém Entra”.
Na noite do próximo dia 12 de abril, os dois amigos juntam-se para dizer poemas por si selecionados. “Um Leopardo Há Sempre” faz parte da programação do festival GrETUA 40, que celebra o 40.º aniversário do GrETUA oferecendo à cidade várias propostas artísticas em diversas áreas, das quais não se poderia ausentar a Literatura e, especificamente, a poesia, cuja relação com o Teatro é, por razões óbvias, incontornável.
O GrETUA apresenta assim duas das vozes mais importantes de uma nova geração da poesia portuguesa – Lamares na interpretação e divulgação, Gato na escrita – o que vai ao encontro de uma vontade de estar no centro da contemporaneidade e das vanguardas da criação artística.
Os bilhetes custam 3 euros para estudantes e 6 euros para não estudantes e podem ser reservados em bit.ly/leopardo-gretua40.
*Créditos da foto de capa: Vitorino Coragem