AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Águeda promove ciclo de exposições e conversas dedicado ao desenho

Artes

O Centro de Artes de Águeda vai realizar, entre o próximo dia 5 de setembro e o dia 16 de maio do próximo ano, o ciclo de exposições e conversas “O Desenho como Pensamento”, que tem o desenho como protagonista.

Segundo Elsa Corga, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, este ciclo “pretende realçar a importância em áreas como a arquitetura, a indústria e o ensino, bem como o seu papel na construção de pensamentos para a formação de ideias e ideologias, sem esquecer o desenvolvimento da prática artística”.

Além do Centro de Artes de Águeda, as iniciativas vão decorrer noutros espaços culturais: no Instituto da Vinha e do Vinho, no Parque da Alta Vila, no Espaço Santos, na rua Luís de Camões, na antiga fábrica Canário & Lucas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e a Universidade de Aveiro, mais propriamente, na Sala Hélène de Beauvoir.

Este ciclo inclui 18 exposições individuais, uma coletiva e ainda outra da coleção Norlinda e José Lima.

As exposições individuais, que vão estar divididas em seis grupos aos longo dos vários meses, contam com a curadoria de Alexandre Baptista, diretor artístico do ciclo. Quanto à exposição coletiva - “Mais Nada se Move em Cima do Papel” - a curadoria está a cargo de Sara António Matos e decorrerá de 14 de novembro a 18 de abril, no Centros de Artes de Águeda. Esta exposição vai contar com obras de Alberto Carneiro, Fernanda Fragateiro, Júlio Pomar, Luís Paulo Costa, Rui Chafes, Sara Chang Yan, entre outros. Finalmente, a exposição “O Desenho na coleção Norlinda e José Lima (uma seleção)”, com curadoria de João Silvério, estará patente ao público, de 25 de março a 30 de abril do próximo ano, na Sala Hélène de Beauvoir, na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Inclui obras de Álvaro Lapa, Ângela Ferreira, Carla Filipe, Christo and Jeanne-Claude, Eugeni Torrens, Fernando Calhau, Gaëtan, Hans Hartung, Helena Almeida, Joana Rosa, Joaquim Bravo, José Escada, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Sol Lewitt e Susanne Themlitz.

Para além das exposições, o programa inclui ainda um conjunto de seis tertúlias. “O desenho no contexto da arquitetura”, “O desenho como prática artística” ou “Qual a importância do desenho no ensino?” são apenas alguns dos temas que vão por à conversa artistas, colecionadores de arte, galeristas, professores e académicos no Café-concerto do Centro de Artes de Águeda.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.