Assinala-se, a 11 de setembro, o 15.º aniversário da Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI). Ao longo destes anos de vida, a BMI tem estruturado a sua ação com o firme propósito de promover o livro e a leitura, permitir o acesso gratuito à informação e ao conhecimento, abrindo portas à comunidade, num diálogo constante de aprendizagens e partilhas com autores, ilustradores e promotores da cultura, destaca a autarquia.
Muito mais do que um equipamento que empresta livros, a BMI “é um sítio que oferece um leque diversificado de desafios, com uma intervenção ativa na comunidade, contribuindo para uma sociedade mais consciente, mais informada e mais criativa, alargando os seus recursos (colocando à disposição de todos um Makerspace, o primeiro nas bibliotecas úblicas do país), e a sua dimensão geográfica, integrando a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), composta pelas bibliotecas dos 11 municípios da região”.
O 15.º aniversário da BMI, apesar do ano atípico que se vive, comemora-se com a oferta de um programa iniciado no dia 1 de setembro e que se prolongará até ao final do mês, com incidência particular no dia 11, data do aniversário. Destaque para a sessão especial da Comunidade de Leitores, esta quita-feira (21h00) dedicada a Alice Vieira. Na sexta-feira, dia do aniversário, cantam-se os parabéns e, entre as 10h00 e 17h00, é dinamizado o percurso artístico “Esta casa nem sempre foi de livros”, por Ana Bento.
Para o cumprimento das orientações da Direção Geral da Saúde na mitigação da COVID-19, é recomendada a marcação prévia nas várias atividades, por imperativo do limite de participantes por ação, bem como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.