“Quatro Contos”, de Gabriel Abrantes, está entre as propostas para este mês da programação d’ Os Filmes das Nossas Terças, do Teatro Aveirense. O programa de curtas-metragens estreadas no Festival de Cannes, Berlinale, Festival del Film Locarno, Toronto, entre outros – e que alcançou mais de 25 prémios internacionais -, é exibido em Aveiro a 17 de Novembro.
Antes disso, já esta terça-feira, dia 3 , passa “Da Eternidade”, realizado por Roy Andersson, e a curta-metragem “Milagre”, de Francisco Lança. “Da Eternidade” apresenta-se como uma reflexão sobre a vida humana em toda a sua beleza e crueldade, o seu esplendor e a sua banalidade. Nela deambulamos, como que num sonho, suavemente conduzidos pela nossa narradora "Scheherazadesca". Momentos inconsequentes assumem o mesmo significado que eventos históricos: um casal flutua sobre uma Colónia devastada pela guerra; a caminho de uma festa de aniversário, um pai pára à chuva para apertar os atacadores dos sapatos da filha; raparigas adolescentes dançam à porta de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra. Simultaneamente uma ode e um lamento, “Da Eternidade” apresenta-nos um caleidoscópio de tudo o que é eternamente humano, uma história infinita da vulnerabilidade da existência.
A 24 de Novembro, Os Filmes das Nossas Terças apresentam “Pig – Porco”, com realização de Mani Haghighi: um assassino em série desconhecido tem andado a matar realizadores iranianos. Hasan Kasmai, um realizador na lista negra, intriga-se apenas com uma questão: por que razão o assassino não anda atrás dele? Nessa mesma noite será ainda apresentada a curta “Souvenirs”, de Paulo Martinho.
Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes para cada noite custam 4 euros e o pacote mensal fica por 6 euros.