A 3.ª edição do LEME – festival de circo contemporâneo de Ílhavo -, que deveria acontecer entre os dias 4 e 6 de dezembro, foi cancelada.
Na sequência das mais recentes medidas decretadas pelo Governo no âmbito do estado de emergência para combate à pandemia de Covid-19, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, optou por cancelar o festival.
Além de servir de palco a várias estreias nacionais, para esta edição do LEME, estava previsto um dia inteiro dedicado ao debate em torno do presente e do futuro do circo contemporâneo, na segunda edição do Circus Forum.
Todos os anos, o LEME apoia um criador nacional no sentido de apresentar no festival uma criação única da sua autoria. Rui Paixão - o criador deste ano – que, ao longo dos últimos meses, tem desenvolvido a criação “Irredutível”, já tinha visto a apresentação do seu espetáculo adiada por uma lesão. Ainda assim, a organização informa que haverá um “momento de partilha sobre esta criação e o seu processo”, naquele que será o único momento a assinalar esta edição do festival.
Na esperança que a situação sanitária evolua de forma a possibilitar o regresso do festival LEME em 2021, o 23 Milhas fará a devolução do valor a todos quantos já tenham adquirido bilhetes para os espetáculos deste ano.
Último fim de semana do Mar Film Festival adiado
Também em Ílhavo, a câmara municipal decidiu adiar a programação projetada para o próximo fim de semana, dias 14 e 15 de novembro, do Mar Film Festival, no Museu Marítimo.
No dia 14, a média-metragem documental "Encontro D’Águas - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar" não poderia contar com a presença do realizador Daniel Pinheiro para a sua apresentação e debate com o público.
O dia 15, domingo, estava reservado à secção competição que integra 27 obras que foram apresentadas no âmbito do concurso “Novas Vistas Lumiére” e “Memórias Ria Mar”. Dado que cerca de 85% dos participantes são oriundos de outros concelhos, boa parte fora do Distrito de Aveiro, a sessão de atribuição dos prémios estaria, à partida, condicionada pelas restrições de circulação, dificultando as deslocações ao Museu Marítimo de Ílhavo.
Em comunicado, a autarquia ilhavense afirma que, “ponderados os condicionalismos e as dificuldades em garantir presença de público, estas duas sessões ficam adiadas para data a anunciar assim que possível”.