Duas obras de Ludwig van Beethoven, interpretadas pelas orquestras Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) e Filarmonia das Beiras, encerram os Festivais de Outono (FO), a 26 de novembro. Termina assim a edição de 2020 dos FO, promovidos pela UA, que, para além de assinalar os 100 anos do nascimento de Amália, foi ainda marcada pelos 250 anos do nascimento de Beethoven.
No dia anterior, a 25 de novembro, a FlutUA - Orquestra de Flautas da UA, apresenta exclusivamente online “Flutuações”, um espetáculo inspirado no vaudeville e que antes esteve agendado para 20 de novembro.
“Concerto para Violino e Orquestra”, em Ré maior, op. 61, e a “Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior”, mais conhecida por “Heroica”. São as estas as obras do notável compositor alemão que encerrarão os Festivais de Outono 2020, a 26 de novembro, a partir das 19h00, no Teatro Aveirense, com transmissão online. A interpretação está a cargo das orquestras Sinfónica do DeCA e Filarmonia das Beiras, acompanhadas por Nuno Soares, ao violino. A direção do concerto cabe ao maestro Luís Carvalho.
Para o espetáculo “Flutuações”, a 25 de novembro, pelas 19h00, exclusivamente online, a FlutUA - Orquestra de Flautas da UA - procurou inspiração no vaudeville. Procurou-se criar um espetáculo de entretenimento variado que desafia as limitações naturais e convencionais de uma atuação de orquestra de flautas, nomeadamente: diversidade de timbre modesta; espacialização sonora pré-definida; postura demasiado estática e falta de mobilidade dos músicos.