Os museus da Chapelaria e do Calçado, de São João da Madeira, estão agora abertos a visitas virtuais gratuitas. O público passa, assim, a ter à sua disposição uma nova plataforma que permite partir à descoberta - em formato interativo, a três dimensões e 360 graus - das coleções e espaços destes museus.
Segundo explicou o presidente da câmara municipal, Jorge Sequeira, à agência Lusa, esta nova oferta tecnológica já estava a ser preparada antes da pandemia de Covid-19, para que as coleções dos dois museus pudessem ser conhecidas “a partir de qualquer parte do mundo”, mas torna-se agora ainda “mais decisiva” dado o contexto de confinamento geral e as restrições à mobilidade e ao funcionamento de espaços públicos.
Na visita virtual ao Museu da Chapelaria, a partir do conforto de sua casa, é-lhe permitido “viajar, com toda a sua família, até aos espaços do museu e descobrir como são fabricados os chapéus de feltro ou as exposições ali se encontram patentes”.
Já no Museu do Caçado, poderá “viajar com toda a sua família até aos diferentes núcleos do museu e descobrir sobre a história do ofício de sapateiro, conhecer os modelos que se produziam quando nasceu ou as propostas mais arrojadas das marcas e designers contemporâneos”.
O acesso à plataforma é feito através dos websites do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, encontrando-se disponível para smartphones, tablets e computadores. A experiência de visita pode ser otimizada recorrendo a tecnologia de realidade virtual (óculos).