O atual contexto pandémico levou o GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro – a alterar, pela primeira vez, os moldes do seu habitual curso de formação teatral que, desta feita, transformou-se num curso de teatro radiofónico.Da formação resultou “Ruínas”, uma série de audiodramas que o grupo se prepara para apresentar online.
A conceção e encenação destas obras é de Luís Araújo, que explica que “o fio condutor das peças áudio partiu da ideia de casa, não sendo a sua escolha indissociável do peso que este espaço assume para cada um de nós nos últimos tempos”.Quartos, sala, cozinha... Ao todo, são sete as divisões de uma casa ali contempladas. E cada um desses espaços surge associada "uma proposta dramatúrgica feita das histórias que lá se passam", explica.
Os textos são da autoria de quatro jovens criadores nacionais – Bruno dos Reis, Guilherme Gomes, Luís Araújo e Teresa Coutinho – e três formandos do curso – David Calão, João Coutinho e Maria do Mar. Quanto ao elenco, integra onze intérpretes do grupo de trabalho do curso de teatro radiofónico que serão acompanhados por João Tarrafa, encarregue ainda de emprestar a sua voz a uma das peças.
Estas peças serão lançadas online, semanalmente, às segundas-feiras, entre os dias 1 de março e 12 de abril.