No âmbito da comemoração dos seus 25 anos de atividade, e com o parecer favorável da união de freguesias de Águeda e Borralha, a associação cultural d’Orfeu requereu à câmara municipal a atribuição do estatuto de entidade de interesse histórico e cultural local. A autarquia avançou com o processo que, por determinação legal, pressupõe que a aprovação deste reconhecimento decorra de um processo de consulta pública que decorre a partir de hoje e durante os próximos 20 dias.
Em comunicado enviado às redações, a câmara municipal de Águeda sublinha que a d’Orfeu “tem sido uma interveniente direta no dinamismo cultural e artístico do concelho de Águeda, sendo detentora de um rico património material e imaterial, critérios que são o fundamento para a atribuição deste estatuto”.
Recorde-se que a intensa atividade cultural da d’Orfeu já valeu à associação a atribuição, pelo ministério da cultura, o estatuto de interesse cultural, em 1998, a declaração de utilidade pública, pela presidência do Conselho de Ministros, em 2001, e, em 2013, a Medalha de Mérito Cultural concedida pelo Governo.
O novo estatuto requerido conferirá à d’Orfeu o acesso a programas de apoio de âmbito municipal e nacional, bem como a possibilidade de beneficiar de algumas medidas de proteção legal. Se for conferido, este estatuto será válido pelo período mínimo de quatro anos, automaticamente renovável.